terça-feira, 8 de março de 2011

Meus Vizinhos os Yamada (Houhokekyo Tonari no Yamada-kun)


Faz parte da coleção Filmes do Estúdio Ghibli

Criado para se ter a sensação de se estar lendo tirinhas de jornal, Houhokekyo Tonari no Yamada-kun foi o primeiro filme do estúdio Ghibli desenhado e animado inteiramente por computador. O motivo disso é que Isao Takahata queria que o filme tivesse o estilo das aquarelas em vez de pinturas de células, como é feito na animação tradicional, e para conseguir esse efeito, as técnicas tradicionais foram substituídas por tecnologia digital. Para isso, novas técnicas foram inventadas possibilitando criar no computador cada efeito desejado, o que seria impossível de ser feito com as técnicas de animação tradicionais.

O filme mostra o dia-a-dia da família Yamada, que é composta por Takashi (o pai, um trabalhador comum), Matsuko (a mãe, dona de casa), Shige (a sogra), Noboru (o filho adolescente), Nonoko (a filha criança) e Pochi (o cachorro da família). A história é dividida em quadros curtos, cada um focando algum ponto interessante do cotidiano da família, mais ou menos como se vê nas tirinhas de jornal. Trata de problemas que vemos em nossos próprios lares, como a exigência dos pais para que o filho adolescente estude mais, a mãe que não quer ser tratada como uma empregada, o pai que chega cansado demais do trabalho e tem que acordar cedo para uma reunião de negócios, o adolescente passando por crises existenciais, os pensamentos inocentes da criança… Essas coisas que conhecemos bem…

A história começa com a família voltando para casa de carro e, no meio do caminho, se dando conta de que a filha foi esquecida no shopping. A filha, por sua vez, em seu raciocínio de criança, conclui que todos os membros da família estão perdidos. Outras várias situações engraçadas acontecem em cada passagem do filme, como a sogra tentando fazer uma gangue de motoqueiros parar de fazer barulho na rua, ou o dia em que a Sra. Yamada põe muito gengibre na sopa, fazendo com que toda a família tenha problemas com a memória. Há também passagens que retratam a imaginação dos personagens, como quando o Sr. Yamada vira um super-herói mascarado.

Formato Disponível:
MP4 – 250 MB – Áudio em Japonês – Legenda em Português

Download – Parte 1 (RS, MU) – Parte 2 (RS, MU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget