domingo, 31 de maio de 2009

Nightwish Biografia



A partir da segunda metade dos anos 90, a Escandinávia se tornou um dos principais berços de uma nova onda que se espalhou por todo o mundo: Bandas que fazem um som melancólico, pesado, com vocais líricos femininos. Um dos grupos precursores do estilo e o mais em voga atualmente é, sem dúvida, o Nightwish.

Numa madrugada fria de julho de 1996, o tecladista Tuomas e seus amigos passavam horas agradáveis em torno de uma fogueira em Kitee, North-Karelia. Assim, teria surgido a idealização da banda Nightwish.

No início, era praticamente um projeto acústico. Apenas com violões, a banda entrou em estúdio para gravar três canções entre outubro e dezembro de 1996. Mais tarde, a bateria de Jukka foi adicionada. Emppu, que já tinha gravado as cordas, também inseriu as guitarras. A sonoridade ganhava peso e se aproximava do Metal.

Após alguns ensaios, a banda voltou ao estúdio para gravar outras sete músicas em abril de 1997. Foi lançada a versão promocional e limitada de Angels Fall First. Um mês depois, o Nightwish assinou contrato com a gravadora Spinefarm, gravando mais quatro faixas. The Carpenter foi lançado e alcançou uma ótima posição entre os singles oficiais executados na Finlândia.

No início de novembro de 1997, foi lançado o CD de estréia Angels Fall First. A banda passou a fazer suas apresentações ao vivo. O resultado foi além da expectativa. A gravadora estendeu o contrato para mais um disco, além dos outros dois do acordo inicial.

From Wishes To Eternity foi um show ao vivo na Finlândia que virou CD, VHS e DVD; lançado em edição limitada no ano de 2001. O EP Over the Hills and far Away, chegou no mesmo ano com músicas inéditas para delírio dos fãs em todo o mundo. Em agosto deste ano, o Nightwish tocou em países como Rússia e Coréia para levar o carisma e o talento em lugares com menos tradição no Rock.

Em abril de 1998 começaram as gravações para o primeiro clipe da banda, The Carpenter. Em seguida, o baixista Sami Vänska se agregou ao grupo e iniciaram as gravações do próximo álbum que ocupou o período entre agosto e outubro. O clipe de Sacrament of Wilderness foi gravado em mais uma exibição ao vivo no dia 13 de novembro.

O álbum Oceanborn foi lançado em dezembro de 1997 e foi um sucesso absoluto, sendo aclamado por toda a imprensa e crítica finlandesa. O Nightwish passou a tocar por todo o país explorando a popularidade dos trabalhos. As apresentações nos festivais eram apoteóticas e o álbum Oceanborn foi divulgado no exterior na primavera de 1999, expondo o talento dos finlandeses para outros países. O single Sleeping Sun foi lançado paralelamente ao momento de maior destaque da banda, e alcançou a marca de 15.000 cópias vendidas na Alemanha. A essa altura, o Nightwish se consagrava como uma das melhores bandas de Metal Melódico do cenário europeu e iniciava sua turnê internacional.

No início do ano 2000 foi lançado o álbum Wishmaster e o sucesso se ratificou além da Europa. A faixa título ocupou a primeira colocação nas paradas finlandesas por mais de três semanas. A turnê de divulgação chegou na América do Sul, mas infelizmente a vocalista Tarja Turunen, estava doente e não pode participar das apresentações no Brasil. Porém, a presença do Nightwish garantiu exibições memoráveis por todo o continente.

Em outubro de 2001 foi anunciado que o baixista Sami não fazia mais parte da banda. O músico Marco Hietala (Sinergy) foi convidado para substituí-lo. Apesar de um pouco mais velho que os outros membros no Nightwish, Marco foi bem aceito pelos fãs e logo entrou em estúdio para gravar o single Ever Dream. Em apenas dois dias de lançamento, o single ganhou disco de ouro na Finlândia. Century Child foi o quarto álbum lançado, e trazia a banda mais madura musicalmente. O sucesso foi incontestável e 30.000 cópias foram vendidas em apenas duas semanas. A imprensa especializada não se cansava de elogiar a competência da banda.

Century Child teve sua turnê programada para três meses. A banda ainda desmentia os boatos da possível saída de Tarja. Finalmente, o Nightwish voltou ao Brasil se apresentando em seis cidades: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em São Paulo, 6.700 fãs se apertaram no CrediCard Hall para acompanhar uma apresentação histórica. Os próprios integrantes confirmavam à revistas européias que havia sido a mais emocionante apresentação da história da banda.

Em 9 de setembro o Nightwish se apre-sentou pela última vez antes de fazer uma pausa para que Tarja concluísse os estudos. Assim, os outros integrantes puderam dedicar-se a projetos paralelos.

O Nightwish retornou aos trabalhos de estúdio em 2003. No início do ano seguinte, lança o single Nemo, que traz quatro músicas e inclui a faixa título em duas versões: álbum e orquestral. Esta segunda versão recebe um arranjo repleto de cordas e sopros, que presta uma atmosfera épica e soma-se ao vocal deslumbrante de Tarja Turunen.

Em meados do mesmo ano é apresentado Once. As onze faixas deste álbum dão continuidade ao single anterior (The Siren) e mantém o padrão de qualidade. Tanto nos arranjos como na performance de Tarja, Once apenas confirma a capacidade e ratifica o espaço que o Nightwish conquistou no cenário mundial. Neste mesmo ano é lançado o single Sleeping Sun com um videoclipe e versões desta faixa.

Porém, no final de outubro de 2005, uma notícia abala os fãs em todo o mundo. Após a última apresentação da turnê End of an Era, a banda entrega em mãos uma carta dirigida a Tarja na qual anuncia a "expulsão" da vocalista, alegando, entre outros motivos, que Tarja priorizava os lucros e menosprezava os outros integrantes. Esta carta foi publicada no site oficial do Nightwish. Tarja, por sua vez, responde em outra carta publicada em seu site oficial, dizendo-se "chocada" e "confusa" com os acontecimentos.

O ano de 2006 inicia-se coberto de incertezas. Apesar da excelente recepção que a banda conquistou após Once, a saída de Tarja e diversos boatos sobre quem poderia ocupar a condição de vocalista e até mesmo um possível fim da banda, deixam fãs de todo o mundo apreensivos. Entretanto, a banda ainda mantém alta sua popularidade e recebe diversos prêmios concedidos pela imprensa especializada. Em março, a banda anuncia em seu website que está a procura de uma vocalista. Em seguida é lançado o DVD End of an Era. Em setembro, iniciam-se os trabalhos para o novo álbum.

Até janeiro de 2007, o Nightwish recebeu demos de cantoras que canditavam-se ao cargo de vocalista. Paralelamente era lançado Once Upon a Nightwish, um livro escrito por Mape Ollila que acompanhou a banda por dois anos e produziu esta obra com 400 páginas e 32 fotos; tornando-se um item indispensável para os fãs de todo o mundo.

Em maio, a banda anuncia oficialmente a nova vocalista: a sueca Anette Olzon. Em seguida é gravado e lançado o single Eva, que traz apenas uma faixa e marca a estréia de Anette. No mês seguinte, a banda foi até Los Angeles gravar dois videoclipes para os próximos singles: Amaranth e Bye Bye Beautiful. Em agosto, o single Amaranth foi lançado e conquistou Disco de Ouro na Finlândia em apenas dois dias.

Finalmente, em setembro, é lançado o primeiro álbum oficial sem a presença de Tarja Turunen. Estima-se que Dark Passion Play teve um custo de produção acima de € 500 mil (o dobro de Once) e contou com a participação da Orquestra Filarmônica de Londres. Este novo trabalho traz 13 faixas sendo que algumas são bastante extensas (The Poet and the Pendulum tem quaze catorze minutos de duração) e é considerado pela crítica como o melhor trabalho da banda.

Após um longo período de especulações e longe dos estúdios, o Nightwish retornou à atividade. Obviamente não é possível esperar que a banda resgate o lirismo dos primeiros álbuns. Entretanto, nesta nova era, pode-se esperar um Nightwish mais ousado e com uma qualidade musical superior; sem, no entanto, perder a identidade que um dia conquistou milhões de ouvintes.


Discografia completa

Angell Fall First (1997)
http://www.newwebstar.com/uploads/posts/2008-01/1199594707_593887211_d72046edb4_o.jpg
1. Elvenpath
2. Beauty And The Beast
3. The Carpenter
4. Astral Romance
5. Angels Fall First
6. Tutankhamen
7. Nymphomaniac Fantasia
8. Know Why The Nightingale Sings
9. Lappi 1 Erämaajärvi
10. Lappi 2 Witchdrums
11. Lappi 3 This Moment Is Eternity
12. Lappi 4 Etiäinen
13. A Return To The Sea
14. Once Upon a Troubadour
megaupload


Oceanborn (1998)
http://www.nightwish-page.de/alben/Nightwish%20-%20Oceanborn%20front.jpg
1. Stargazers
2. Gethsemane
3. Devil & The Deep Dark Ocean
4. Sacrament Of Wilderness
5. Passion And The Opera
6. Swanheart
7. Moondance
8. The Riddler
9. The Pharaoh Sails To Orion
10. Walking In The Air
11. Sleeping Sun
megaupload


Wishmaster (2000)
http://www.fanfromhell.com.mx/portadas_blog/nightwish_wishmaster.jpg
1. She Is My Sin
2. The Kinslayer
3. Come Cover Me
4. Wanderlust
5. Two For Tragedy
6. Wishmaster
7. Bare Grace Misery
8. Crownless
9. Deep Silent Complete
10. Dead Boy's Poem
11. FantasMic
Bonus Track: Sleepwalker
megaupload
Link para Sleepwalker: megaupload


From Wishes To eternity (2001)
http://www.newwebstar.com/uploads/posts/2008-01/thumbs/1199595149_nightwish-from_wishes_to_eternity_l.jpg
1. The Kinslayer
2. She Is my Sin
3. Deep Silent Complete
4. The Pharaoh Sails To Orion
5. Come Cover Me
6. Wanderlust
7. Instrumental (Crimson Tide / Deep Blue Sea)
8. Swanheart
9. Elvenpath
10. FantasMic part 3
11. Dead Boy's Poem
12. Sacrament Of Wilderness
13. Walking In The Air
14. Beauty And The Beast
15. Wishmaster
megaupload


2002 - Century Child
http://img.pordescargadirecta.com/images/eat8gascpf9315wkblg.jpg
01. Bless The Child
02. End Of All Hope
03. Dead To The World
04. Ever Dream
05. Slaying The Dreamer
06. Forever Yours
07. Ocean Soul
08. Feel For You
09. The Phantom Of The Opera
10. Beauty Of The Beast (3 partes)
11. The Wayfarer (Edição Japonesa)
12. Lagoon (Edição Japonesa)
megaupload

2004 - Once
http://nightwish.dk/wp-content/uploads/2008/08/nightwish_-_once.jpg
01. Dark Chest Of Wonders
02. Wish I Had An Angel
03. Nemo
04. Planet Hell
05. Creek Mary's Blood
06. The Siren
07. Dead Gardens
08. Romanticide
09. Ghost Love Score
10. Kuolema Tekee Taiteilijan
11. Higher Than Hope
12. White Night Fantasy (Edição Japonesa)
13. Live To Tell The Tale (Edição Japonesa)
megaupload


1. Over The Hills And Far Away (Gary Moore -cover)
http://991.com/newgallery/Nightwish-Over-The-Hills-An-416079.jpg
2. 10th Man Down
3. Away
4. Astral Romance (re-recorded Nightwish classic)
megaupload


Century Child (2002)
http://img.pordescargadirecta.com/images/eat8gascpf9315wkblg.jpg
1. Bless The Child
2. End Of All Hope
3. Dead To The World
4. Ever Dream
5. Slaying The Dreamer
6. Forever Yours
7. Ocean Soul
8. Feel For You
9. The Phantom Of The Opera
10. Beauty Of The Beast
11. The Wayfahrer
12. Lagoon
Bonus Track: Until Dawn
megaupload


Highest Hopes (2005)
http://www.nightwish-italy.com/immagini/album/highest_hopes.jpg
1. Wish I had an angel
2. Stargazers
3. Kinslayer
4. Ever dream
5. Elvenpath
6. Bless the child
7. Nemo
8. Sleeping sun (versión 2005)
9. Dead to the world
10. Over the hills and far away
11. Deep silent complete
12. Sacrament of wilderness
13. Walking in the air
14. Wishmaster
15. Dead boy's poem
16. Hight hopes (en vivo, cover Pink Floyd)
megaupload


Wish I Had An Angel (2004 - Lo presentaron en el concierto en el obras)
1. Wish I Had an Angel (Album version)
2. Ghost Love Score (Instrumental Score)
3. Where Were You Last Night (an Ankie Bagger cover version)
4. Wish I Had an Angel (Demo version)
megaupload


END OF AN ERA

http://www.progarchives.com/progressive_rock_discography_covers/1461/cover_5745419102006.jpg

CD1
01. Dark Chest of Wonders 05:08
02. Planet Hell 04:45
03. Ever Dream 05:27
04. The Kinslayer 04:09
05. The Phantom of the Opera 05:12
06. Siren 04:53
07. Sleeping Sun 04:55
08. High Hopes 06:55
09. Bless the Child 06:25
10. Wishmaster 04:44

CD2
01. Slaying the Dreamer 05:05
02. Kuolema Tekee Taiteilijan 04:13
03. Nemo 04:46
04. Ghost Love Score 10:29
05. Stone People 04:09
06. Creek Mary´s Blood 08:39
07. Over the Hills and Far Away 05:26
08. Wish I Had an Angel 07:52
Kod:

rapidshare
rapidshare

SENHA:
www.warez.h2o.pl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget